Cá estou eu de volta, marinheiros de água doce! Já lá vai uma semana desde a ultima publicação, o tempo para estes lados tem estado incerto, isto de Invernos antecipados, definitivamente não ajuda em nada esta aventura, os mares estão muitos agitados e a turbulência é constante. Hoje, finalmente, sopraram bons ventos, aproveitei e sentei-me na proa deste navio Marketeiro, peguei no meu diário de bordo e de pronto rabisquei mais uma entrada idiota.

Hoje vou dar seguimento à Saga, “Vivemos como Reis“, uma Saga que tem arrecadado prémios atrás de prémios, atravessando as fronteiras do imaginário, percorrendo léguas e léguas de mar e que me valeu uma nomeação para o Nobel da Literatura, espéétáculo! Uma Saga que já conta com outros dois capítulos (estando eles, aqui e acolá, respectivamente), que tem amantes por todo o mundo…que estão desejosos que me cale e continue a obra.

 No fim do 2º Capítulo, tínhamos ficado então, com este epílogo algo misterioso:

“Registo 5000 – “Estou em 2010, deu-se um Boom touchscreen nos telemóveis do outro lado do atlântico, o Iphone 4, um novo luxo. O mundo está louco, estou com tiques nos dedos, músculos presos, estou pronto para evoluir mas o dinheiro é pouco, soluções low-cost? Android? Quem é? Ahhhh… Android, continuo sem saber.”

(E agora sim, começa realmente este 3º Capítulo)

Se já falei nas TribosMotorola, Nokia, Apple e Blackberry, também tenho de fazer uma menção aos “Outros”. Mas quem são estes “Outros”? Perguntam vocês. Os “Outros”, são todas as outras Tribos que viveram e vivem na sombra destas Marcas “impiedosas”, são os outros players de Mercado, aqueles que o complementam, fazendo-o funcionar. São aqueles que seguem os Líderes em busca de um lugar ao Sol e como se percebeu no 2º Capítulo, foram seguindo a Apple, que em 2010, tinha conseguido monopolizar as tendências Móveis. O seu Apple Iphone 4, acompanhado do seu sistema IOS, tornou-se num rei dos tempos modernos, gozando ainda dum estatuto invejável.

Assim, voltando a uma questão presente no monólogo, será que também existe um rei no meio destes “Outros”? Será este tal de Android?

ANDROID

O Android, não era um “Outro”, era sim, um Sistema Operativo desenhado para engenhos electrónicos, uma espécie de “alma”, que foi a primeira vez comercializado numa versão Móvel, em 2008, quando a Marca HTC adquiriu os seus direitos, lançando-o com o modelo, HTC Dream.

Com o objectivo de rivalizar com os Symbian da Nokia, o HTC Dream, com o seu Sistema Android, sofreu com a falta de afirmação no Mercado, uma vez que, a Nokia dominava os mares do mesmo, estando no topo da cadeia alimentar com os seus NSeries. A HTC, teve assim, uma tarefa hercúlea pela frente, enquanto se afirmava como uma Marca “de telemóveis”, tinha de mostrar que o Android era um Sistema Operativo válido e que oferecia uma experiência diferente do Symbian aos seus utilizadores. Contudo, foi muito complicado, a feroz batalha entre a Nokia e a Motorola não deixou espaço para grandes manobras. Com muito menos espaço ficou, depois da entrada no Mercado da Blackberry e posteriormente da Apple. Apesar da qualidade do seu hardware, de preços low-cost, a HTC, viu-se remetida para segundo plano.

Mas, a “sorte” do Sistema Android, foi de se ter propagado por mais duas Marcas para além da HTC, falamos da Sony e da Samsung. Estes dois gigantes Asiáticos que também pertenciam à “2ª divisão” do Mercado Móvel, compraram assim, esta nova “alma”.

Na altura, e dando ênfase à Samsung, ouvia-se dizer por estas colónias do Oriente, que com esta aquisição, a Samsung, pretendia revoltar-se contra o regime da Maçã. A Samsung, como já referido, já era um dos “Outros”, aliás, no Mundo dos Telemóveis, sempre foi uma alternativa económica às todas poderosas, Motorola e Nokia, contudo, nunca pareceu querer entrar em grandes guerras. Mas, o Android para a Samsung, foi como se uma nova Marca surgisse, houve um compromisso total em querer “combater” a Apple e entrar no Mercado a “matar”. E foi isso que aconteceu, em 2010, o Mundo dos Smartphones mudou completamente com a chegada do Samsung Galaxy S.

galaxy_s

Com esta chegada, sem muitos mais pormenores, o 3º Capítulo, fica-se por aqui. Não percam o próximo capítulo desta Saga, porque esse sim, promete uma batalha sangrenta entre duas das maiores Marcas do Mundo.

versus

PS – Uma pequena reflexão relativamente ao monólogo – A passagem de teclas para touchscreen, no início, foi difícil para muitos utilizadores, a oferta era extremamente cara e estas “lutas” entre Marcas não ajudaram em nada na fixação de preços aceitáveis que agradassem ao consumidor. Por outro lado, com a “subida” de qualidade destas Marcas underdogs, a moda dos preços low-cost e com a propagação do Sistema Android, houve claramente o estabelecer de padrões na relação qualidade/preço no Mercado Móvel.

Artigos Relacionados.