Boas malta Marketeira! Para hoje, apresento-vos algo totalmente fora do comum! As 7 melhores estratégias de Dental Marketing. É verdade, hoje fui ao fora da caixa “buscar” um tema. E porquê? Porque queria explorar algo fora dos tipos tradicionais de Marketing.

Vamos lá então enquadrar enquadrar esta temática!

Atrair novos pacientes na área dentária e odontológica é sempre um desafio para todas as clínicas dentárias! Com efeito, o Dental Marketing procura colmatar essa mesma necessidade de mercado.

Mas o que é o Dental Marketing?

O Dental Marketing é o que nos vai ajudar no processo de identificar quais os nossos pacientes, onde é que eles estão e qual o valor que lhe podemos acrescentar para responder às suas necessidades e desejos. É também o que nos vai ajudar a diferenciar da concorrência, na medida em que nos vai facilitar no processo de posicionamento e criação de novas comunicações. E como tudo é como no Marketing tradicional, também vai enriquecer os serviços e produtos que oferecemos.

As 7 melhores estratégias de Dental Marketing 2

Passemos então às 7 melhores estratégias de Dental Marketing!

# 1 – Sistema de recompensa para pacientes que refiram ou convidem novos pacientes.

Numa clínica já estabelecida no mercado dentário é essencial existir um acompanhamento personalizado a cada paciente. Hoje em dia a grande diferença em manter pacientes na área da saúde é o trato humanista que se dá a cada paciente. O trato pessoal e próximo é a chave para fidelizar os seus pacientes. Se a isto juntarmos um sistema de recompensa para cada paciente habitual que consiga angariar um novo paciente para a clínica através de uma referência, as clínicas devem pensar nesta estratégia como uma forma de gerar mais conversões. Uma estratégia de, “Traga um amigo e garanta um desconto no seu próximo branqueamento”, é uma forma de garantir que a clínica é falada e chega assim a potenciais pacientes. Essencialmente, esta estratégia tem em vista a não estagnação da carteira de pacientes e conseguir novos pontualmente. Por isso, trabalhemos para estar no top of mind do nosso público e encorajá-lo a falar dos nossos serviços!

#2– Presença Web e Testemunhos

Mesmo que o sistema de recompensa seja implementado, é necessário criar canais alternativos para garantir o top of mind na mente do nosso público. Com efeito, o que melhor do que as tradicionais campanhas de Marketing para garantir novas leads e conversões? Tornemos a prática dental comum a todos. Pensem no que os vossos pacientes ou potenciais querem saber/ver, tenham um site atualizado e com o conteúdo user friendly, descompliquem os termos técnicos, no fundo, tornem sexy a prática dentária. Aproveitem ao máximo a tendência digital e comuniquem através dos novos canais de comunicação. Por fim, garantam zonas para testemunhos de pacientes e promovam esse feedback nestes novos canais digitais.

#3- Think local, act for global!

Sendo o trato humano uma das práticas que mais faz diferença na área da saúde, no que diz respeito à área da medicina dentária esse ponto não foge à regra. Assim sendo, uma proximidade com a comunidade local é meio caminho andado para o sucesso de uma clínica dentária. Iniciativas como recolha de alimentos, participação nas festas locais, ações pontuais de ativação da marca, podem-se tornar num boost de brand awareness para uma clínica dentária. Resumindo, uma imagem positiva localmente, é uma imagem positiva para um impulso mais transversal e com maior raio de ação.

#4 – Eventos diferentes

Seja diferente do habitual, não chega descomplicar os termos técnicos da medicina dentária, diferencia-se da concorrência com iniciativas criativas e audazes. Organize open days, celebre os dias mais importantes do ano com lembranças (oferecer uma rosa no dia da mulher às pacientes femininas, por exemplo), ofereça workshops relacionados com práticas de saúde oral, leve a cabo apresentações sobre tratamentos, desperte a consciência dos malefícios que afetam a saúde oral, etc. Tudo isto é uma panóplia de opções que validam conceitos e que demonstram que nem tudo tem de ser chapa 7, e repetindo algo já dito, apresente a sua clínica de uma forma que os seus pacientes olhem para si, como alguém que acrescenta valor para além de boas práticas e tratamentos dentários.

#5 – Criar um blog

Atrair novos pacientes na área dentária e odontológica é sempre um desafio para todas as clínicas dentárias e a criação de um blog associado ao vosso website é uma outra estratégia para melhorar o vosso Dental Marketing. Porquê um blog? Não é fora do comum? Qual é a sua utilidade para o site de uma clínica? Estas são perguntas válidas, contudo, criar um blog tem o seu fundamento. Num primeiro ponto, criar um blog, pode vir a gerar tráfego para o site, ajudando na otimização do mesmo. Por sua vez, o blog vai ser importante para mostrar um outro lado do site. Com os artigos de interesse, dicas sobre saúde oral e até curiosidades dentárias, podem-se atrair leitores curiosos, que por alguma razão vão-se lembrar da clínica num momento futuro porque leram algo que lhe captou a atenção, podendo até ter em conta a mesma para eventuais tratamentos dentários. Conteúdo gera conteúdo e…conversões!

#6 – E-mail Marketing para comunicar com os pacientes.

O E-mail Marketing é uma excelente forma de relembrar os seus pacientes para fazerem o seu check-up regular, as datas das suas consultas, campanhas em vigor, etc. Por outro lado, pode ser útil para gerar tráfego para áreas especificas do site (blog), comunicar novas notícias, acontecimentos pessoais (celebração de aniversário), ou seja, “mimar” de forma personalizada o paciente e fazê-lo sentir-se importante.

#7 – Social Media!

Por fim, expandir a sua prática pelas redes sociais, criar uma comunidades de seguidores e fazer com que estes se sintam ligados à Marca! Uma vez mais, voltamos aos pontos abordados, estar no top of mind do paciente é fundamental, estando visíveis e a espalhar as “boas novas”. Por isso, convém planear um estilo próprio de Social Media e apostar naquelas que realmente valem a pena.

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E foi assim mais um artigo d’O Idiota Marketeiro, espero que vos tenha feito sorrir e lembrem-se, a fada dos dentes do Marketing está atenta a todos vocês!

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