Sexta-Feira santa, sexta-feira Marketeira. Aleluia, aleluia!

 Para hoje, “O Idiota Marketeiro” vai dar uma de conselheiro blogico! Que tal umas dicas para títulos de artigos de blog para enaltecer este meu lado conselheiro? Parece-vos bem? Com efeito, apresentarei de seguida, 7 dicas para enriquecer títulos de artigos de blog, mas primeiro uma pequena introdução.

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Tal como frisei na idiotice passada, por vezes não é só o conteúdo que conta, a forma este se apresenta ajuda bastante a ser um sucesso, e nesta linha de pensamento, nada que melhor que um “catchy title” para atrair público.

Todos nós sabemos a importância de um “grande título”, mas então, como é que o vamos conseguir?

1. Usar adjetivos sugestivos. Quanto mais “fortes e provocantes” (no bom sentido claro, se bem que a tragédia também ajuda) forem os adjetivos utilizados, mais facilmente consegue-se ganhar a atenção do público e obter um “call to action“.

Exemplo – “Os 7 doces mais maravilhosos da Madeira”

2. Usar números. O uso de números em títulos é bastante comum. Chama a atenção e é uma excelente forma de “dizer” ao leitor o que vai encontrar. Recentes estudos métricos, mostram que os números “trabalham” melhor que as palavras no que toca à escolha de um título para um artigo, é a componente do título que ressalva mais à vista do leitor.

Exemplo – “7 dicas para títulos de artigos de Blog!

3. Usar quotes de pesquisa populares. O quê, Porquê, Como, e Quando. No que toca às pesquisas, é frequente o uso destas mesmas quotes, uma vez que se procura geralmente por algo útil e relevante. Acrescentar que dentro deste grupo de quotes, “O quê” e “Como”, são as mais utilizadas e procuradas pelas pessoas. Por outro lado, também têm um chamariz extra, visto que são as mais “catchy” para “atrair” os motores de busca, por outras palavras, são boas expressões para trabalhar ao nível do SEO.

Exemplo – “Como cozinhar um frango em 7 passos”

4. Título curto e direccionado. O título deve ser ao mesmo tempo, conciso e descritivo. Aproveitando o ponto anterior, Deve-se incluir “boas” keywords para facilitar o SEO. Um dado métrico também a referir, é o de que se deve utilizar no máximo até 70 caracteres nos títulos, o Google por norma “corta” acima disso (claro que lá está, não é algo “fatalista”).

Exemplo – “O que são técnicas de SEO?” (curto e grosso)

5. Não se deve utilizar um título “enganoso”. Se o título não coincidir com o conteúdo do post/artigo, existe um grande risco de perda de credibilidade e reputação do seu autor e por consequência do Blog em questão. Por isso, deve-se dizer não à tentação de se utilizar títulos “enganosos”, porque se isso acontecer, há uma grande probabilidade dos motores de busca ignorarem o conteúdo, uma vez que não vão corresponder ao título definido.

“Exemplo – “5 formas de cultivar batata doce” – “O processo de cultivo de batata doce é influenciado pelos poços de petróleo na Arábia Saudita (…)

6. Utilizar um título com um cunho pessoal. Nunca perder o toque pessoal. Seja qual for o caminho do conteúdo, o estilo do título tem de vincar os traços do Blog. No fundo, é dar azo à criatividade!

Exemplo – “As 7 melhores idiotices d’O Idiota Marketeiro” (Neste caso, recorri a uma palavra frequentemente utilizada no blog, sendo um traço do mesmo.)

7. Fazer com que o título transmita uma forte premissa. Deve-se “prometer” ao leitor algo de valor. Quer seja aprender alguma nova técnica, quer seja a desafiar o leitor para um novo desafio, ou até mesmo desmistificar fatos. Essencialmente, “Be brave and bold“, escolher um título, audaz e capaz de levar à leitura (Nota: Não confundir com a dica nº1, aqui a ideia que se pretende transmitir é a de que o título fale por si, convidando à leitura, enquanto que na dica nº1, sugere-se o uso de adjetivos “fortes”, que vão acabar por realçar esta premissa).

Exemplo – “7 factos que você não sabia sobre o Aloé Vera”

Por fim, acabo com uma infografia que contém exemplos sobre o que foi aqui explicado. Espero que vos seja útil e siga meter mãos à obra!

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