Primeiro de tudo, uma nota de culpa. (já são quantas mesmo?)
Eu assumo, tive/tenho tido uma crise “blogger” nestes últimos tempos. Uma enorme inércia tomou conta de mim e tem levado a melhor na luta do “marketeiro on a mission“. Não me perguntem o porquê deste longo período de ausência do mundo virtual, mas a inspiração e a vontade não têm existido. Contudo, espero que este post faça um reboot n’O Idiota Marketeiro e arrebite aqui a malta.
Segundo “de tudo”, o assunto de hoje, conteúdo.
Hoje em dia, tudo gira à volta de conteúdo. Esta crise de meia idade blogger tem passado um pouco pela falta de inspiração para entregar um conteúdo com conteúdo, por outras palavras, para entregar “m#rda” só porque sim, estou bem assim… quietinho .
Dito isto, o melhor reboot que posso fazer, é exactamente este, um refresh com um conteúdo que valha a pena, e que acima de tudo, seja útil durante a leitura.
Feito está o “purgatório”, passemos ao busílis da questão.
Falar de conteúdo no Marketing, é o mesmo que dizer, Content Marketing.
Mas antes de irmos ao seu conceito e de perceber o que é, é ainda mais importante saber o porquê de ser fundamental nos negócios nos dias de hoje.
Porquê Content Marketing?
Imaginemos a seguinte situação – Um potencial cliente descobre o nosso conteúdo, encontra determinado “valor” no mesmo e no momento em que nos vai contactar, já vai ter a certeza de que é aquilo que quer.
Confuso este exemplo? Ora troquemos por miúdos.
A premissa mais comum do Marketing é constante troca de valor na relação produto/serviço vs consumidor. No momento que se adquire um produto ou se usufrui de um serviço é com intuito de satisfazer um desejo ou uma necessidade. No caso, o Content Marketing é uma forma enriquecer esta mesma troca de valor. O segredo do Content marketing passa muito pela forma como é trabalhado e pelo valor “acrescentado” que vai trazer a um produto/serviço. Para este efeito, actualmente existem diversas ferramentas de Content Marketing que vão ajudar neste “construir de conteúdo”, sendo que vão ser as mesmas e a forma como vão ser utilizadas, que vão decidir “o jogo” quando toca à escolha de uma determinada Marca. Com efeito, o Content Marketing é plus que acaba por ser um game changer de mercado.
Passemos então agora à definição de Content Marketing. Content Marketing é uma estratégia de marketing que nos vai permitir criar uma relação com o nosso público-alvo, através da publicação e disseminação de conteúdo relevante e direccionado para o mesmo. Paralelamente e utilizando as ferramentas de partilha de conteúdo, quer seja o website, email, social media ou canais pagos, vamos construir uma relação de confiança com este mesmo público. Assim, criar conteúdo relevante, consistente, atractivo, direccionado e que seja focado na nossa audiência, é meio caminho andado para a proliferação de lucro e o atingir das metas pretendidas.
Após estas duas grandes ideias, a primeira, qual a vantagem do Content Marketing para o negócio e a segunda, o que é o Content Marketing, avancemos para como trabalhar este mesmo Content Marketing.
1. A batalha pela atenção é global.
Não há muito a dizer, como já referi em anteriores posts, quem conta a melhor história e a forma como a conta, é o que importa. Ao Content Marketing aplica-se a mesma premissa, num mercado tão inundado de meios e de técnicas para mais e melhor, quem “vai ganhar” é aquele que as melhor puser em prática.
2. O conteúdo precisa de um foco, um alvo.
O conteúdo é o nosso produto
Qual o papel do nosso produto/serviço no mercado?
Quem somos?
Quem vamos “ajudar”?
3. O conteúdo tem de preencher uma necessidade, satisfazer um desejo.
O conteúdo pode “educar” a nossa audiência, criar um conteúdo especifico, continuo e que seja aprimorado ao longo do tempo, vai colmatando necessidades e desejos, permitindo criar uma “plateia de seguidores” que vão olhar para “nós” como “top of mind” para satisfazer os seus desejos e necessidades.
4. O conteúdo não se promove sozinho.
O conteúdo pode ser algo “ambíguo” no sentido da palavra, mas o valor que acrescenta aos nossos produtos/serviços é bem “palpável”. Permite-nos identificar o nosso público-alvo, os seus “decisores”, criar uma comunidade, e tal como no ponto 3, é este mesmo público que nos vai ajudar a superar as “barreiras” de mercado, com a divulgação do nosso conteúdo nas suas redes pessoais, acabando de certa forma, por fazer parte da equipa.
Relativamente a ferramentas de Content Marketing, destaco três:
- (Técnicas de) SEO – Optimizar o nosso website facilita imenso a procura orgânica nos motores de busca por parte do nosso público-alvo. Visto que o SEO vai ajudar no posicionamento do nosso website, bem como aprimorar o conteúdo a ser “procurado”.
- Social Media – “Construir” a Marca nas mais diversas plataformas sociais. Estar próximo do público é a chave para manter e criar uma relação de confiança e duradoura.
- Email Marketing – Enviar directamente mensagens para o nosso público. Com conteúdo relevante, pode-se chegar a uma vasta audiência, esperando assim que haja uma reacção e que nos venham procurar para satisfação das suas necessidades.