Finalmente chegou o tão aclamado combate entre Apple e Samsung, o derradeiro confronto entre duas das maiores Marcas de Smartphones do Mundo. Um combate que vem sendo preparado desde os primórdios dos tempos. Com este confronto, chega também o fim da Saga Vivemos Como Reis – “Ohh…” dizem vocês, mas tem de ser, depois de muito esmiuçar e relembrar cronologicamente os maiores players do Mercado Comunicacional Móvel ao longo dos anos, chega a hora de dizer adeus. (Para recordarem – Capítulo. I / Capítulo. II / Capítulo. III)

Foram momentos stressantes, acompanhados de muitas batalhas e guerras ferozes, onde só os mais fortes sobreviveram, onde a evolução tecnológica pautou cada ataque para conquistar Segmentos e Nichos de Mercado. Olhando para trás, longe vão os tempos dos Primeiros Gigantes Motorola, dos também Motorola, StarTac e RAZR V3 e por fim, dos Infames NSeries, Nokia N95. Ficaram para trás as Tribos, nasceram as Marcas, Impérios de lucro e cheios de Estratégias de Marketing. Deixamos de “teclar” para “touchar” e os guerreiros móveis ganharam alma através dos IOS e Android. Somámos tudo e tudo se conjugou para que no fim, e mesmo existindo outsiders (Os Outros), apenas Apple e Samsung ganharam estatuto para este último frente a frente. Os dados estão na mesa, façam as vossas apostas, quem é que vai sair vencedor deste confronto histórico?

As hostilidades entre as Marcas iniciam-se em 2011, a Samsung depois de “descobrir” a sua alma Android, avançou para o Mercado dos Smartphones com o seu Galaxy S, oferecendo novos conteúdos, novas aplicações e um interface a roçar o genial. Mas esperem, o Apple Iphone também não contava com essas mesmas características? É verdade, contava sim, e no último capítulo, houve um facto que ocultei, a Samsung para além de pertencer aos “Outros”, era um fornecedor de material para a Apple, ou seja, o lançamento do Galaxy S, para muitos não foi coincidência, uma vez que, todos os intervenientes do Mercado Móvel acharam que o Galaxy S se tratava duma cópia. Uma cópia? “Como é que isso é possível?” Diziam os Samsung’s, “Claro que não somos uma cópia, o Galaxy S é original, único e de uma outra galáxia“.

Com este rastilho, esta batalha ganhou outros contornos, a Apple interpôs inúmeras acções judiciais contra a Samsung, acusando-a de espionagem, violação de patentes, direitos, tudo e mais alguma coisa. Até 2014, Apple e Samsung enfrentaram-se numa escala sem precedentes, uma guerra de tons históricos no Mundo Empresarial, espalhando e esbanjando milhões de dólares por todos os Continentes, sem um fim há vista.

Assim, temos tido dum lado, uma Apple líder, desgastada “emocionalmente”, mas sempre no topo da inovação e a bater todos recordes de lucro, contudo, também a “gastar” muito nestas batalhas. No outro canto, uma Samsung desafiante, a aguardar a sua oportunidade, que eventualmente, podendo não ganhar dinheiro com os seus Smartphones (claro que ganha “algum”), mas sendo uma Empresa tão grande e diversificada, pode ir cometendo alguns erros e continuar a poder competir com todas as suas armas.

Da bancada central assistimos a este combate, será que vai ter um fim? Não creio, tanto uma, como outra, nunca se vão dar por vencidas, e estando nós numa era de constante evolução, o melhor que se pode prever, é que estão próximos, os próximos Apple Iphone 7 e Galaxy S7.

Quanto aos “Outros”, a não ser que você sejam Apple ou Samsung, “não se consegue fazer dinheiro com telemóveis”. A Apple detém mais de 90% dos lucros da indústria e a Samsung leva grande parte do que resta. Contudo, o importante é não desistir, porque se “Vivermos Como Reis” convém reinar e saber reinar. Tanto Apple, como Samsung, são dois exemplos disso mesmo.

dados A Nokia vivei como Rei, reinou, mas tombou com estrondo.

Artigos Relacionados.