Depois de uma ausência prolongada devido a mudanças geográficas, trabalho, um pedido de casamento pelo meio, festas natalinas e  um novo ano, “O Idiota Marketeiro” voltou! Bom Natal, Bom Ano, tudo de bom para este 2017, que seja ainda melhor que os anteriores!

 Lembram-se daquela caminhada? Aquela do ano passado? Façamos uma pequena pausa nessa errante caminhada do Social Media Hero. Hoje vamos viver o momento e dar pulos de alegria por este regresso! Através de uma janela de oportunidade e quase 1000 dias depois (exagero) do último aparecimento d’O Idtiota Marketeiro, vamos explorar mais um tipo de Marketing, é verdade, mais um. Falo-vos do Moment Marketing. E começamos logo em grande, com um statement que explica a sua essência.

“Moment marketing is the ability to take advantage of an event to deliver relevant and related, seemingly spontaneous, and often fleeting interactions with customers in real time.”— William Grobel, Senior Manager, Deloitte Digital. Toolkit 2016; Moment Marketing

Peço perdão pela não tradução, mas a ideia é mesmo essa, o momento pede a origem da frase e a sua língua nativa. Mas, penso que se percebe facilmente o conceito que se está a transmitir. Contudo, “desmontemos” esta citação e analisemos em como é que podemos tirar partido deste tipo de Marketing.

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1 – As Marcas procuram os micro-momentos.

Hoje em dia, no mundo dos Media, procura-se criar momentos em tempo real entre o Offline e o Online. O Moment Marketing consiste na criação de conteúdo relevante que vai possibilitar esta mesma conexão. Por outras palavras, quando um consumidor reage a um spot televisivo, a uma activação da Marca ou até a uma simples mudança de comunicação, o Moment Marketing é que vai tratar de fazer com que a Marca esteja nesse limbo do Off/Online. Assim, quando os consumidores “apanham estas mudanças” é imperativo que a Marca “lá esteja”, mais ainda, quando estamos numa era onde dispomos de dispositivos móveis que permitem o acesso a qualquer tipo de informação instantaneamente. Podemos ainda dizer que este “despertar de reacção” dos consumidores vai definir esse micro-momento para a Marca, é fundamental que esta “lá esteja” naquele exacto momento, acompanhada da mensagem correcta.

Mas perguntam vocês, como é que as Marcas adivinham estes micro-momentos?

2 – Conhecer o público-alvo.

A verdade é que são em momentos como estes que se jogam cartadas decisivas no mercado. Mas como é que se gera “buzz” grátis para aproveitar “o” Momento?

Como em cada campanha ou em cada acção de Marketing, é importante ter um acérrimo público-alvo seguidor, que em cada nosso passo, esteja em contacto com o que se está a passar “connosco”, ou seja, ter uma audiência fiel e coesa é fundamental para o sucesso do Moment Marketing. Uma vez que, se por ventura forem consumidores não habituais, nunca vão identificar e associar o estilo de comunicação a uma determinada Marca. Mesmo sendo uma ideia “selvagem”, temos de garantir que vai haver impacto na comunicação, e quem melhor que os “nossos” seguidores para garantir o seu sucesso?

3 – “Planear” e antecipar.

Como foi dito em cima, os micro-momentos acabam por ser “momentos de comunicação selvagem”, contudo, podemos fazer uma previsão de como e quando os vamos “aproveitar”. Com efeito, podemos fazer uma análise aos acontecimentos de grande escala que irão ocorrer e mediante o pico de eventos que poderão existir, podemos assinalar festivais, eventos desportivos ou até cerimónias de entrega de prémios, como alturas ideais para “Moment Marketing”. Claro está, tudo vai depender depois do que poderá acontecer nesses eventos.

4 – Tempo

Se eventualmente ocorrer um micro-momento num dos eventos citados no ponto 3, o tempo de reacção dum Social Media Manager num segmento como este, é a chave para um impacto a grande escala. Assim, convém ainda referir um factor a ter em conta durante este tempo de reação, a liberdade de acção, o Social Media Manager deve sentir que tem a liberdade para comunicar “o que quiser”, porque no fundo, é uma pequena grande comunicação que poderá impulsionar e gerar o desejado buzz para a Marca que representa. Com efeito, mesmo sendo espontâneo, pensar sempre no que se pode comunicar, o que acaba por ir de encontro ao fundamento do ponto 3, Planear e antecipar.

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5 – “Imagem de Marca”

Cada Marca é uma Marca. O estilo, a forma, o conteúdo, a imagem, tudo isso é o que define e torna uma Marca única. É importante assim, mesmo sendo uma comunicação espontânea, pensar na forma de como se vai dar o cunho pessoal a estes micro-momentos. Cada comunicação tem de ser realizada e instantaneamente ser associada à Marca. Têm de existir traços únicos, que levem a um automatismo de pensamento. “Epá! aposto que isto é mesmo daquela Marca”. (Algo brejeiro deste género)

6 – Saber o que se está a fazer.

No seguimento do ponto 4, a liberdade de acção, nunca esquecer que as comunicações podem ser entendidas de formas diferentes, por isso, procurar sempre acertar correctamente no tipo de comunicação que se pretende fazer passar. Claro que é uma receita falível, uma vez que podem ocorrer erros e as mensagens não terem o efeito pretendido, contudo, procurar ser simples e conciso.

7 – Aceitar que pode não resultar. Aprender com a experiência.

Independentemente do que se planeou, não é certo que tudo vá corer como se pretende. Esperem lá, no ponto 6 dizia-se isso mesmo. Por vezes, estes micro-momentos podem ser momentos de aprendizagem para olear o nosso Moment Marketing. Se houver uma falha, na próxima vez já se irá tentar outro tipo de canal para efectuar a comunicação ou então não se usa determinada linguagem. Claro que nem todos os micro-momentos vivem do Moment Marketing, há uns que resultam e há outros que não são ideais para a Marca. Contudo, procurar analisar o resultado e retirar o que de positivo exista. Só assim se vai poder dar um upgrade no nosso Moment Marketing, e para isso, nada melhor que ouvir o que os Social Media pedem naquele momento. O Moment Marketing não é uma ciência exata, mas mesmo assim, desde que se siga os básicos do Marketing, tem tudo para resultar!

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Deixar só duas últimas notas:

1 – Como é obvio, nem todas as Marcas procuram micro-momentos.

2 – Segue no link em baixo uma pequena explicação prática de como funciona o Moment Marketing:

http://www.ad-pure.com/blog/marketing/moment-marketing-is-here-to-stay-some-real-time-marketing-examples/

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