Hoje decidi utilizar umas dicas de SEO na escolha do título para esta idiotice, quer dizer, hoje até nem vai ser bem uma idiotice, porque “O Idiota Marketeiro” vai dar uma de coaching, vou falar de motivação e de como esta pode ser uma arma no Marketing, mas já iremos a isso. Focando nas dicas de SEO, como podem ver, o título começa com, “Saiba mais sobre…”, este tipo de títulos, segundo a pesquisa que andei a fazer, gera mais tráfego aos sites/blogs a que estão afectos, uma vez que, contêm keywords “fáceis” de “clickar”, chamando a atenção do leitor, persuadindo-o, sendo ao mesmo tempo, simples e concisas. O SEO, ou técnicas de SEO, têm-se revelado fundamentais nos dias de hoje, tornaram-se extremamente úteis para chegar mais facilmente aos públicos pretendidos, permitindo ao utilizador “manipular” as regras de como pretendemos posicionar os nossos sites/blogs nos motores de busca, “lutando” assim, com os tubarões da Internet. Falando em tubarões da Internet, estas técnicas também são usadas, mas em maior escala, pelas grandes Empresas/Marcas/Organizações nas suas moradas virtuais. Para mais dicas, deixo-vos aqui este link, com mais detalhes sobre o assunto.
Voltando ao mais importante, à motivação. Motivação é uma palavra que vem muito à tona quando nos dizem para lutar por alguma coisa, temos de ganhar uma vontade interior, uma força que nos vai permitir sermos mais e melhores, é como se de um click se tratasse, despertando-nos, e que facilmente se vai tornar nossa íntima no processo de atingir metas e objectivos. Contudo, o que é realmente a motivação? Não existem casos, em que, mesmo sem motivação os objectivos vão-se cumprindo? Por vezes, deixando as coisas acontecerem, com ou menos dificuldade, tudo se resolve por si, sem vontades do interior, sem querermos, até mesmo sem empenho, simplesmente, acontecem. Será que na vertente profissional, também é assim? Poderá a motivação ser algo tangível em contexto de trabalho? Cá estou eu para responder.
Os bons patrões, com o passar do tempo perceberam que colaboradores felizes significa, casa arrumada e com uma bonita imagem vista de fora. Perceberam que, motivando os seus colaboradores, todos ficavam a ganhar. Chamemos a isto de Marketing Motivacional. Deixo aqui alguns pontos para o sucesso desta medida:
- A Motivação deve ser tratada de forma “aberta” e de forma séria, isto é, perceber realmente o que motiva cada colaborador, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. Falando abertamente com cada funcionário e perceber a sua realidade, segmentando assim informação e perceber se é possível encontrar uma motivação que seja comum a todos, e mais tarde, usá-la para o proveito de todos.
- Saber motivar de forma a trabalhar “mais”, não no sentido de mais carga horária, mas fazer entender que, com mais esforço, dedicação e cooperação a recompensa será maior.
- Ter colaboradores receptivos à motivação, ou seja, capazes de receberem a mensagem na íntegra e “realizá-la” da melhor forma, vestir a camisola, por assim dizer.
- Um colaborador tem o ballet da filha às 15h da tarde, ela é a estrela da companhia, a presença dos pais é importante, ter a sensibilidade a estes pequenos detalhes, seguros de saúde, incentivos financeiros, etc. entender as “necessidades” da casa, para esta funcionar melhor.
- Ser um amigo, literalmente! Criar ligações, gerir relações pessoais, procurar saber se está tudo bem fora do trabalho. Sem preocupações, o trabalho corre melhor.
- Sugerir, em vez de forçar/mandar. Quando pretendemos melhorar algum aspecto da Empresa/Marca/Organização, procurar escutar e ouvir as opiniões dos colaboradores, criar um ambiente receptivo a sugestões, onde todos participam e opinião conta.
- Existindo respeito, todos sabem a sua função, contudo, saber que podem contar com o chefe para ajudar na realização das suas tarefas, caso necessário. Igualdade.
- Motivar da forma correta, recompensas úteis, do qual todos possam usufruir disso mesmo.
- Colaborador do mês, Colaborador do Ano, Bootcamps, Formações, etc. Prémios que incentivem a competição e um ambiente sadio.
- Por fim, mas não menos importante, a verdade, ser franco quando as coisas estão mal, não exagerar ou prever resultados megalómanos. Um líder que mostre confiança, fale a verdade, facilmente ganha seguidores e transmite motivação para cada colaborador “dar o litro” por ele e pela Empresa/Marca/Organização que representa.
Espero que tirem frutos de hoje, “O Idiota Marketeiro”, quando quer, consegue falar a sério!