O objectivo para hoje é simples, é ser viral. Hoje em dia, tudo é viral, tudo parte de um ponto e logo chega a milhares de outros pontos. Como é que é possível isto acontecer? Como é que é uma idiotice minha, por exemplo, já chegou à China? A resposta é simples, tudo está relacionado com a “parte invisível” das Social Media, tráfego, alcance, partilhas, keywords utilizadas, menções, tudo isso são máquinas de “propaganda digital”. Claro que não se resume somente a isto, mas estes principalmente, são indicadores que vão permitir o acompanhamento do número de visualizações, do número de pessoas a que se chegou ou até do número de clicks realizados no que “espalhámos”. Eu próprio aprendi bastante com este “controlo de dados”, pode-se dizer que foi um “mal” necessário para aprender a “espalhar” tamanhas idiotices.
Neste sentido, e repetindo a primeira frase, o objectivo é ser viral! Contrapondo para o campo do Marketing, quem melhor que o Marketing Viral para explicar como se “propaga” um “vírus” por todo o Mercado.
O Marketing Viral deve ter sido dos primeiros tipos de Marketing com que tive contacto, lembro-me de estar a aprender formas de chegar ao consumidor e uma professora minha dizer, “apontem meninos, pode sair no teste, Marketing Viral”, ficou logo no ouvido. Claro que o nome em si, Marketing Viral, pode-nos levar para uma conotação negativa, contudo, não é esse o caso. Devemos sim, pensar no modo em como pode ser benéfico a nível de Mercado para Marcas/Empresas/Organizações.
Nos inícios, foi encarado como um Marketing oustsider, um tipo de Marketing que partiu do underground. A sua primeira extirpe começava a partir dos Servidores e Domínios de Internet. Nestes locais “germinava”, usando estes mesmos Servidores e Domínios para cumprir a sua missão. Quem é que nunca esteve “atulhado” com milhares de emails de Marcas/Empresas/Organizações nas suas caixas Hotmail? Claro que isto pode induzir a um “lado spam”, mas no fundo, era tudo uma questão de ter chegado ao “seu” destino. Acrescentar ainda que, existindo a mínima interacção com o utilizador ou se se desse a partilha deste tipo de email, estava logo “contaminado”, missão cumprida. (Não se esqueçam, lembrem-se do lado positivo!)
Assim, o Marketing Viral pode ser definido como uma estratégia de “encorajar” um indivíduo a passar uma Mensagem de Marketing(comercial) para outros, e no caso, quantos mais outros melhor, uma vez que, quanto maior for a sua exposição, maior será o alcance da mesma. Reforçar que no aproveitar deste espalhar da Mensagem, é que está o ganho! Por outras palavras, mais audiência que se vai conseguir atingir, maior conhecimento vamos ter sobre os produtos/serviços que se pretendem implementar e mais familiarizados vamos ficar com os mesmos, no fim, é tudo graças a estes “Vírus”.
Relativamente aos tipos de Marketing Viral mais utilizados, o mais comum é aquele que já foi suavemente abordado, através da Internet e de ferramentas como o Email Marketing, os Serviços de Newsletters ou Sites de Subscrição, consegue-se atingir diversas “vitimas”. Hoje em dia, ao contrário do antigamente, as comunicações por estes meios são muito mais responsáveis, o público-alvo está perfeitamente identificado, conseguindo-se escolher quem se pretende “atingir”. Não existindo portanto, o tal transtorno de receber o “entulho” todo nas contas de email, podendo-se segmentar o que realmente importa.
Fora do Mundo Digital, o Marketing Viral também tem os seus agentes “infecciosos”, ferramentas como o “word-of-mouth”, o “gerar buzz”, “Controlo dos Media” ou ainda o “Networking”, assumem extrema importância no que diz respeito ao passar da Mensagem de Marketing. Pessoalmente, penso que é a melhor forma de chegar ao público-alvo através do Marketing Viral, uma vez que, a credibilidade, o facto de ser alguém “conhecido” a transmitir a informação, vai criar um sentimento de confiança, que vai levar a uma decisão de compra/transacção mais consciente. Contudo, e apesar desta visão mais pessoal, reconheço que para o bem e para o mal, o Marketing Viral funciona às “mil maravilhas” é na Internet, ainda para mais nos dias de hoje, onde todas as pessoas vão tendo acesso à mesma.
Para finalizar, segundo Ralph F. Wilson, falando de pormenores mais técnicos, existem 6 princípios fundamentais a ter em conta quando se pretende executar campanhas de Marketing Viral, são eles:
1 – Oferecer produtos/serviços de valor “acrescentado” aos utilizadores – “Grátis” é a palavra mais utilizada na maioria dos casos de Marketing Viral. Contudo, serve apenas para atrair os consumidores, que ao navegarem pelos diversos sites, vão encontrando outras coisas que lhes podem interessar e que de uma outra forma não despertaria o interesse de procurar pelas mesmas. Estas “coisas” são o valor acrescentado.
2 – A Mensagem deve estar muito bem definida e fácil de transmitir – Uma comunicação eficaz é o segredo para uma maior confiança na procura de um determinado produto/serviço. O mesmo se aplica aos meios/ferramentas utilizados para estes fins, convém serem fiáveis e com boa capacidade resposta.
3 – A Mensagem deve ser “capaz” e com capacidade de crescer rapidamente – O facto de escolhermos uma determinada ferramenta para uma determinada mensagem, não significa sucesso instantâneo, é preciso criar uma plataforma sustentada e com a tal capacidade de resposta referida no ponto 2. Só assim se irá “propagar” como se pretende.
4 – Mensagem capaz de originar motivações comuns e comportamentos – Nada a acrescentar, se após a Campanha existirem indicadores de um aumento da procura e aquisição de produtos/serviços, então, missão cumprida.
5 – Utilizar as Redes de Comunicação existentes – Tirar o máximo partido dos meios que dispomos, essencialmente, rentabilizar as formas que esses mesmos meios utilizam para chegar às massas. A escolha do Canal certo ou da Rede de Contactos certa é meio caminho andado para uma boa difusão da mensagem.
6 – O Marketing Viral é de baixo custo – Este ponto até pode nem ser visto como um princípio, mas convém ter em mente, que é um meio “barato” e com resultados que podem originar milhões.
P.S.1 – Exemplos de Marketing Viral, aqui.
P.S.2 – Estão todos agora infectados com o Virus d’O Idiota Marketeiro! Muahahah