Tenho estado a falhar nos prazos de entrega de novas idiotices, eu sei. Ultimamente confesso que não tenho andado muito inspirado para criar conteúdo para “O Idiota Marketeiro”, por vicissitudes da vida ou simplesmente por estar cheio de trabalho! Curioso que ao dizer isto, recordo que numa das minha últimas idiotices tinha dito que tinha um compromisso com a “minha” audiência e que iria entregar idiotices a tempo e horas, mas a verdade é que nos últimos tempos, tal como referi em cima, a vida profissional e pessoal está a tirar quota parte do tempo à vida blogger, o que não facilita esse cumprir de compromisso. Novamente vou ter que dizer, desculpem! Às vezes um Marketeiro também falha.
Mas, rapidamente esta falha vai ser ultrapassada, porque hoje…#tourijo na casa! Já aqui foram debatidos inúmeros tipos de Marketing, estratégias de Marketing, formas de posicionamento no mercado, “formas” de estar e de saber estar no mercado, de comunicar com o mercado, resumidamente, muito pano para mangas! Para hoje, voltamos aos tipos de Marketing, mais concretamente, com a escolha a recair sobre o Mobile Marketing.
O Mobile Marketing surge da necessidade de aproveitar uma das maiores tendências actuais, os Smartphones. Os Tablets também têm a sua quota de influência, contudo, os Smartphones “ganham” um pequeno avanço nesta “luta”. A venda de Smartphones desde 2010 tem vindo a crescer a um ritmo constante. Se de 2011 para 2012 já tinha crescido quase 50% a nível mundial, de 2012 para 2013 cresceu mais de 40%. Na altura, estes e outros dados foram motivo de análise e de reflexão para as Marcas, que com “isto”, começaram a pensar em formas de estarem mais presentes na vida dos consumidores, e tendo em conta que os Smartphones são uma excelente forma de interacção, decidiram inovar e apostar no mercado Mobile, que por consequência e como referido, fez com que o Mobile Marketing ganhasse o seu protagonismo e espaço no mundo do Marketing.
Para além destes dados estatísticos sobejamente relevantes, diga-se de passagem, porque motivo “precisam” e devem as Empresas/Marcas/Organizações apostar no mercado Mobile?
De acordo com recentes estudos, 40% dos utilizadores acede à Internet nos seus dispositivos móveis (Smartphones/Tablets), ou seja, é uma “enorme gota/fatia” neste enorme mercado, o que significa que a tomada de decisão sobre avançar ou não com uma estratégia Mobile quase se torna inevitável, uma vez que, as massas estão a ficar cada vez “móveis”. Para reforçar esta ideia, ficam aqui mais alguns dados estatísticos sobre Mobile Marketing:
1 – 80% do tempo em que “estamos” a utilizar o nosso Smartphone, estamos a usufruir de aplicações, sendo que à fatia gaming, corresponde a uma grande percentagem desses mesmos 80%;
2 -70% das pesquisas sobre algum conteúdo de interesse são realizadas em Smartphones e Tablets.
3 – Actualmente, e ainda este ano de 2016, espera-se que o uso dos Smartphones/Tablets na “utilização online” ultrapasse o tradicional uso dos Desktops.
Mas passemos agora ao que realmente interessa, vamos “pôr as mãos na massa” e explorar algumas das estratégias de Mobile Marketing:
. Aplicações “desenhadas” com Marketing: Aplicações construídas em torno do Marketing. Guiadas para cumprir X objectivos. O exemplo mais comum é o de envolverem por norma as comunicações realizadas em aplicações nativas exteriores, ou seja, criadas de raíz por outras Empresas/Marcas/Organizações. Facebook Ads, Twitter Ads, Google Adwords, tudo serviços que permitem a criação de páginas patrocinadas, aumentar a presença na Internet, realização de campanhas, etc.
. Piggyback nas aplicações Gaming: Comunicações que vão surgindo nos intervalos de mudança de nível de jogo, transição de cenário, durante os downloads, etc. Podem ser identificadas por banners, pop-ups, páginas completas, entre outros.
. Códigos QR : Os códigos QR “levam” o utilizador à fonte daquele código. O código QR encripta um link, que por sua vez foi desenhado especificamente para aquele fim.
. Mobile Marketing Local: Consoante a nossa localização, surgem nas pesquisas, os pontos de interesse, negócios locais, áreas a visitar, etc.
. SMS: O serviço SMS nunca passa de moda. Sempre que fazemos um registo numa determinada plataforma, sempre que assim se justifica recebemos SMS “automáticas” que comunicam as ofertas ou promoções da plataforma à qual estamos afiliados.
Com o aprimorar das técnicas de Mobile Marketing, existiriam muitas mais formas de “penetrar” e explorar este mercado, contudo, as referidas acabam por ser as mais genéricas e aquelas que são maioritariamente utilizadas. No link que se segue, ficam exemplos de campanhas de Mobile Marketing que “marcaram” 2014.
Para finalizar, algumas dicas para um Mobile Marketing eficaz e com resultados:
- Ser claro e conciso: Os dispositivos móveis, por norma têm ecrãs pequenos, o que já só por si “condiciona” a resolução e construção das aplicações, por isso a melhor forma de abordar este “ponto menos positivo” é saber rentabilizar ao máximo cada pixel do dispositivo, fazer inúmeros testes e conseguir encontrar a fórmula secreta. No que toca a Mobile Marketing convém manter as coisas simples.
- Adaptar ao local de acção: Este acaba por ser um princípio fundamental para qualquer tipo de Marketing. Se usamos determinada ferramenta, temos de nos adaptar a essa ferramenta, se queremos competir, comunicar num determinado nicho, convém conhecer as suas características. Tudo isto no Mobile Marketing também deve ser tido em conta. Consoante o que temos ao nosso dispor, adaptar a nossa comunicação ao dispositivo que estamos a utilizar.
- Conhecer a nossa audiência: Facilmente diríamos que o público mais jovem é mais desperto para o descobrir das novas aplicações, contudo, as aplicações acabam por se destinar da mesma forma a todos. Aliás, certas funções até só ficam disponíveis para utilizadores mais experientes. Este ponto acaba por ser fundamental para o sucesso do “nosso” Mobile Marketing, temos sempre de o adequar aos nossos utilizadores. Acrescentar ainda, se existirem aqueles que vão fazer a transição de plataforma, saber educar para garantir a sua “fidelidade”.
- Experimentar diferentes estratégias e diferentes ferramentas: Existe muito para explorar através do Mobile Marketing. A criação acaba por ser exponencial ao crescimento do mesmo, quanto mais evolução tecnologica se dá, mais existe a possibilidade de fazer render os dispositivos móveis, no caso, os Smartphones e Tablets. Arrisquem, diferenciem-se, o apresentar de diversas soluções acaba por ser uma vantagem num mercado igualmente cheio de diferenças. Acrescentar mais e com qualidade!
- Controlo de Resultados: Procurem trabalhar com as melhores plataformas de controlo possíveis. O controlo é essencial no Mobile Marketing, saber o número de utilizadores, o alcance das nossas comunicações, quantos downloads foram realizados, tudo isso conta para os nossos upgrades. Quem não faz por realizar “upgrades” não dá um passo em frente. O controlo é o que define o vosso posicionamento neste mercado.
Em suma, fica aqui um resumo genérico do que é o Mobile Marketing, como podem ver, em todos os tipos de Marketing que foram aqui já abordados, existem pontos dos quais não se pode “escapar”, fazem parte do Marketing!
P.S 1 -Esta informação foi baseada na informação contida no portal MarketingLand, um excelente ponto de partida para todos os amantes de Marketing.
(Confidencio-vos ainda que no caso d’O idiota Marketeiro, espero que um dia seja também uma referência no mundo do Marketing. Irei trabalhar para isso!)
P.S 2 – Infografia de outro excelente Blog acerca de Mobile Marketing, segue em baixo: