Hoje temos uma estreia, um título exclusivamente em inglês! Inicio esta aventura com uma mensagem de esperança e de força! Numa clara alusão ao Universo Star Wars e à celebre frase, “May the force be with you”. Assim, para hoje preparou-se uma idiotice cinematográfica, sendo que o Universo Star Wars será apenas uma extensão para melhor exemplificar a força do Marketing na Sétima Arte young padwans.

A Sétima Arte é pautada por um cenário “Hollywoodesco”, onde a chavasquice burlesca impera e reina nos estilos de vida adoptados. Neste reino espampanante, o povo e aos restantes membros da corte “fazem” e realizam filmes de tudo e mais alguma coisa. De momento, consigo lembrar-me de um filme onde pessoas eram coladas aos traseiros umas das outras, criando um efeito de centopeia humana, escusado será dizer que o filme era de terror “rasca”. Recordo-me ainda de um com tubarões voadores, outro com aranhas assassinas, etc. Conceitos “diferentes” e ousados, que nem sempre provam que esses mesmos conceitos, apesar de peculiares, têm capacidade de vingar nos cinemas.

Por falar neste tipo de erros de guião, hoje mesmo, enquanto ia consumindo informação pela Internet, li que a fase de Planeamento em Marketing era muitas vezes ignorada. Muitas vezes isto acontece, porque o pensamento de que tudo vai correr tudo bem, se sobrepõe à racionalidade e à capacidade de definir um plano B. O Marketing na Sétima Arte tem muito que se lhe diga, se se tem orçamentos de milhões, espera-se que o lucro também seja de milhões. Pelo menos, espera-se que  atinja o Break-even point, quanto muito para equilibrar contas e evitar o rolar de cabeças, depois disto claro, se a produção se mantiver num nível “blockbuster/record”, saber gerir a euforia dos milhões e canalizar o dinheiro para o caminho mais correcto, quem sabe, direccionar os fundos numa futura sequela (se for o caso). Tudo isto para dizer, que o Planeamento é vital em Marketing, aplicando ao caso do Movie Marketing, ainda mais fundamental se torna, uma vez que, apesar de um filme já estar nos cinemas em exibição, é sempre possível trabalhar a sua imagem e melhorar a “sua” comunicação junto das audiências.

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Nesta linha de pensamento, regressando ao longínquo primeiro parágrafo, hoje o dia é então de Matiné de Marketing, com o filme, “Movie Marketing – O Planeamento Esquecido”.

O Planeamento em Movie Marketing é essencial para o sucesso de uma produção cinematográfica. Tem de se ter em conta 3 etapas: o antes, o durante e o depois. Se nos desviarmos deste percurso e saltarmos etapas, o insucesso é “garantido”.

Assim, o Movie Marketing numa abordagem mais específica, deve primeiramente “fazer” 3 questões antes de passar à acção:

  1. Qual o lucro de bilheteira/Lucro da venda de Dvd´s/Blu-Ray’s/Lucro de Merchandising se deve atingir para atingir o Break-Even point?
  2. Qual o público-alvo/audiência se pretende atingir?
  3. O que é que se pretende atingir “com o filme” (Objectivo Geral)?

Segue-se agora as etapas em cima citadas:

1- Antes

Definir o público-alvo/audiência

Na Industria Cinematográfica, podemos dizer que todos os públicos se interessam por todo tipo de filmes, desde que haja certos padrões de qualidade e de interesse, facilmente um amante de ficção científica vê um filme de suspense. No caso, mesmo existindo esta ideia de que todos são de todos, há sempre os espectadores mais fieis a determinados géneros. Por isso, é importante fazer uma pesquisa exaustiva e tentar segmentar ao máximo a audiência. Colocando as questões, “já existe audiência para este tipo de filme?” / “Onde é que ela se encontra?”.

Criar um sítio de Internet (Um site para o filme)

Hoje em dia, com a Televisão e o Mundo Digital em permanente fusão, torna-se importante a difusão multi-conteúdos. Diversificando a oferta de informação, estamos a fomentar a promoção. O site vai permitir que haja um maior controlo de tráfego sobre os visitantes, acabando por ser um chamariz que vai indicar os níveis de interesse que o filme possa suscitar, que vai ajudar assim os serviços on-demand, através sneek peeks pontuais do filme, que vão “aliciando” e criando expectativa nos espectadores.

Definir objetivos de “Lucro”

Como explicado em cima, é essencial controlar custos e rentabilizar o orçamento disponível.

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2 – Durante

 Clipping (noticias) /Controlo de tráfego (meios digitais)/Análise e tratamento de dados (espectadores, bilheteiras, Mercahandising)

Este ponto, facilmente estaria incluído na primeira etapa, contudo, faz mais sentido, serem tarefas que se executem no “durante”. Por outras palavras, se numa fase inicial se cria um hype, uma expectativa em torno do filme, só quando este está em exibição é que realmente se vai passar a ter uma noção do impacto que está a criar nas massas. Quer seja nos Media, quer seja “nas audiências”, é sempre importante recolher opiniões.

Redefinir estratégias de Marketing

Pode-se dizer que está ligado ao ponto de cima, uma vez que, as informações recolhidas, as noticias espalhadas, tudo conta para “alterar” as nossas comunicações com o público-alvo. Muitas das vezes em filmes de grande envergadura, mesmo durante o seu período de exibição, surgem sempre novas “comunicações”, ou para reforçar a mensagem do filme ou então para promover ainda mais o filme.

Utilizar técnicas de SEO

Chegado este ponto, finalmente vem uma referência ao Universo Star Wars. Por exemplo, as campanhas executadas pela Disney no Twitter foram com o intuito de, através dos emojis e de hastags, criar o máximo de keywords possíveis para que estas fossem associadas ao novo filme Star Wars, o que permitiu facilmente “galgar” posições nos rankings de pesquisa. Para isto, deve-se utilizar palavras marcantes e que sejam facilmente associadas à sua origem.

Content Marketing

Hoje em dia, cada vez mais é importante um bom Content Marketing, os conteúdos apelativos, criativos e com capacidade de prender a audiência são peça chave para que a mesma se mantenha fiel e vá “seguindo os acontecimentos”. Como é óbvio, no Movie Marketing não é excepção. Tendo em conta que é mais numa “onda entertainment”, os conteúdos são mais fáceis de criar. Claro está, aproveitar o Site e as Redes Sociais para este fim.

Social Media

Estão na moda, são essenciais, fazem a diferença, aproximam os agentes de mercado. Enfim, fazem girar tudo o que é informação, possibilitando a partilha e conteúdos mais personalizados. Para além de que, são uma óptima extensão do próprio Site.

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3 – Depois

Fazer crescer a “comunidade de fãs do filme”

Os filmes tornam-se intemporais e verdadeiros fenómenos de bilheteira, porque os “cultos” criados em tornos destes assim os fazem crescer. Seja em triologias, Sextologias, os filmes vão acabando por se tornarem em “Marcas” próprias. Mais uma vez, e recorrendo ao exemplo do Star Wars, hoje em dia toda a gente sabe quem é o pai do Luke Skywalker, que a Leia é irmã do Luke, que o Chewbacca não envelhece, que o Han Solo é um malandro, etc. Tudo isto surgiu numa aposta que se foi diversificando pelas mais diversas áreas ao longo do tempo e das gerações. Claro que existem filmes, “One time show”, mas que mesmo assim, conseguem adaptar filosofias e serem marcos na Sétima Arte. Estas “comunidades” são assim, fundamentais para que os filmes sejam recordados e “são” um ponto que se deve ter em conta no Planeamento, tal como foi dito em cima, definir sempre, “O que é que se pretende atingir com o filme?”

Gerar Buzz

É apenas um cliché estar só agora referir o “buzz”, porque deve algo constante nas 3 etapas. Contudo, talvez seja no pós-produção que ganha mais impacto, porque se o filme está prestes a expandir e a entrar em força pelas salas de cinema tem de ter uma máquina de comunicação por trás. Deve ser um buzz inteligente e com mensagens que facilmente se tornem virais.

Deixar só um último reparo ao Movie Marketing, deixo aqui este link, que é um case study de tudo aquilo que foi hoje falado e de como um filme numa galáxia longe, longe daqui, consegue estar tão perto, mas tão perto de “nós”.

http://blog.talkwalker.com/en/may-the-force-be-with-you-4-lessons-from-star-wars-brand-communication-strategy/

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