Esta semana no site do Diário de Notícias, deparei-me com um artigo (espanto!) bastante trend e relacionado com “aquele” novo local de residência de muitas das celebridades portuguesas. O artigo é sobre aquele “sítio”, conhecem? Aquele… que está extremamente “populado” e onde existem “casas” construídas de todas as maneiras e feitios? E agora, já sabem do que é que estou a falar? Se não conhecem, não tem mal, era só para criar mistério. Levantando a cortina deste suspense, falo-vos do “Bairro Blogger” e das suas janelas digitais. Um Bairro colorido, onde cada um cria à sua maneira e abre a porta de sua casa a milhares de visitantes. Neste Bairro, encontramos de tudo! Desde dicas de moda, a dicas para encher o bucho, passando ainda pelos trabalhos manuais que todos os leigos caseiros tanto adoram. Um local rico, com conteúdos direccionados a públicos específicos e onde quem conta a melhor história, fica a ganhar. Citando um chavão do Marketing, “No Marketing, quem conta a melhor história, ganha”, coincidência?
![blogging_3](https://davidesteves.pt/wp-content/uploads/2016/08/blogging_3.jpg)
No caso, e como referido, predomina “claramente” esta ideia, a vida de cada um e a forma como esta é contada é que vai fazer com que os visitantes voltem para mais um dia de histórias. Assim, quanto mais pessoal, “mais próprio” e único, melhor é o blog. Com efeito, a autenticidade dos testemunhos e a qualidade das histórias é o que vai fazer a diferença “entre os moradores” deste “Bairro Blogger”.
Hoje em dia, facilmente se cria um blog. A facilidade com que podemos expressar a nossa opinião pelo mundo digital é enorme. Não só de “celebridades” vive este “Bairro Blogger“. Através das inúmeras ferramentas comunicativas disponíveis, “mostra-se” que o mais comum dos mortais pode ser “alguém” numa determinada área. Um opinion leader, uma “enciclopédia “ de informação ou simplesmente alguém que gosta de mandar “larachas” e ver a casa a arder. Mas como é óbvio, e voltando ao parágrafo acima, a qualidade dos nossos conteúdos é que vai ditar o sucesso do nosso blog, por isso, convém sempre adequar cada post ao momento em que está prestes a “sair cá para fora”.
Posto isto, “O Idiota Marketeiro “ vai dar umas dicas de blogging a todos os interessados e expirantes a habitantes do “Bairro Blogger”.
Por que razão se deve criar um blog?
![icon_ideia](https://davidesteves.pt/wp-content/uploads/2016/08/icon_ideia.png?w=680)
- O Blogging é uma tendência cada vez maior nos dias que correm. Rapidamente, foi assumindo um papel de destaque na vertente comunicativa no mundo digital, possibilitando a partilha e a permuta de conhecimentos. Prova disto, é o facto de existirem blogs de tudo e mais alguma coisa (!).
- É uma óptima forma para expressar as nossas opiniões pessoais e partilhá-las com outros. Esta partilha e o “poder” de mudar mentalidades acabam por ser um reforço positivo. Se for um blog de sucesso, podemos até criar uma cultura própria, “composta” por acérrimos seguidores.
- Num nível mais pessoal, um blog é sempre um plus na vertente profissional, acabando no fundo, por ser uma valência extra. Mostrando uma faceta autodidacta, mas acima de tudo, mostra “como somos”, e se o blog se tornar numa referência, ganhamos ainda mais crédito. Por outras palavras, tudo valências que se podem tornar mais-valias para as Marcas/Empresas/Organizações, que procuram um determinado perfil de trabalhador.
Por fim, e finalizando esta introdução, que outra razão, poderá ser vista como motivo para a criação de um blog?
Pensando de forma audaz, a possibilidade de se fazer dinheiro também é um factor que se deve ter em conta. Claro que vai depender sempre do caminho que cada um escolhe. Às vezes, o sucesso poderá ser “tanto” que o caminho do “lucro” é quase uma obrigação, isto porque, se se querem mais seguidores, também tem de se garantir condições para tal. A viabilidade do projecto e as condições para este evoluir terão sempre de se analisar ciclicamente.
![Make-Money-Blogging_1](https://davidesteves.pt/wp-content/uploads/2016/08/make-money-blogging_1.jpg)
7 Dicas para começar um Blog:
Dica 1 – Escolher uma plataforma para criar o blog.
A escolha do “local de construção” do blog é essencial. Não se pode dizer que esta ou aquela ferramenta é a melhor para trabalhar. O que se deve ter em mente, é o que nós procuramos, as nossas necessidades, o que precisamos e qual das plataformas tem as opções necessárias para o que pretendemos. Contudo, existirão sempre plataformas que se destacam mais que outras, ou por terem mais opções, templates, plugins, planos de afiliação, etc.
No gráfico abaixo, estão os dados com esta informação.
![wordpress_dados](https://davidesteves.pt/wp-content/uploads/2016/08/wordpress_dados.jpg)
Escusado será dizer, que o WordPress é de longe, o mais utilizado. Mas como referi, a escolha vai muito da preferência de cada um.
![WordPress_1](https://davidesteves.pt/wp-content/uploads/2016/08/wordpress_1.png)
No entanto, e como podem ver, para aqueles aventureiros, “também existe” a opção criar um blog de raiz, e aí só nos temos de preocupar com o próximo passo.
Dica 2 – Servidor afiliado (premium) ou afiliação free?
Esta é uma decisão que vai passar muito, pelo tipo de investimento que se pretende fazer, se o blog for criado para uma vertente “mais a sério”, os serviços premium são os mais indicados, uma vez que oferecem uma panóplia de opções. Por outro lado, os serviços grátis dispõem de opções mais limitadas. Se for essa a escolha (free), podemos pensar da seguinte forma , consigo fazer omeletes sem ovos? A superação também é um factor de relevo, ou seja, fazer muito com pouco. O aconselhável é um tempo de afiliação free, procurar sustentar o blog, criar uma comunidade sólida de seguidores e depois aos poucos, entrar no mundo premium.
Referir ainda, alguns “contras” do serviço grátis:
- Não se possui o próprio domínio;
- Limites na capacidade de hospedagem de ficheiros;
- Depende-se sempre das opções disponíveis do plano free.
No caso da criação de raiz, aí sim, um servidor afiliado é a opção que deve ser tida em conta.
Dica 3 – Desenhar o blog.
O blog tem de ser a nossa cara, tem de transparecer todas as palavras que contem. Tem de contar a sua história contando a nossa. Depois da escolha da plataforma e mediante as opções disponíveis, dos templates apresentados, plugins, escolher aqueles que melhor vão servir as nossas necessidades. Por outro lado, se for construído de raiz, construir o mais fiel a nós possível, aí sim, temos liberdade e é deixar a imaginação fluir.
Dica 4 – Conteúdo.
Quando nos alistamos na missão, “Infiltrar no “Bairro Blogger””, temos de ter em conta que só por si, a aparência, não chega para atrair visitantes. A nossa história, e repetindo-me novamente, é tudo. O conteúdo é fundamental, porque se nos propusemos a esta missão, temos de nos comprometer a entregar sempre, a melhor informação. Conteúdo com conteúdo, e não, conteúdo sem conteúdo, confuso? É simples, a diferença pode ser feita em cada palavra, e com conteúdos actuais, úteis e pertinentes, mais fácil fica a nossa missão. Temos sempre de acrescentar valor aos nossos seguidores.
Dica 5 – Criar uma cultura “blógica” própria.
A criação de uma cultura própria em torno do blog, é o objectivo máximo de um blogger. Ter a capacidade de atrair seguidores, construir uma comunidade, é o que vai definir o sucesso do blog. Por outras palavras, “esta” cultura é o que nos vai posicionar e diferenciar da “concorrência”. O facto de a nossa audiência nos reconhecer como alguém que é pro no assunto, com qualidade de conteúdos, acaba por ser um sinal de que marcamos uma posição neste “Bairro Blogger”.
Dica 6 – Inovação, superação, ambição.
Após 5 passos, o fim das dicas aproxima-se. Já percorremos diversos pontos de ajuda para um começo sustentado e com fortes hipóteses de crescimento. Relativamente a este sexto passo, após conseguirmos estabilizar o blog, deve-se procurar sempre formas de surpreender os seguidores, com concursos, sondagens, guest-blogging, etc. Devemos pensar que a cada dia que passa, a responsabilidade torna-se maior, porque manter a “renda em dia” no “Bairro Blogger” é vital. Conteúdo desactualizado é o pior que pode acontecer a um blogger.
Dica 7 – E depois?
Tal como no Marketing, controlar as estatísticas, é meio caminho andado para evitar percalços. Assim que os primeiros passos sejam dados, encontrar ferramentas de controlo de tráfego, informação, visitas, etc. E quando houver quebra nas visitas ou no alcance das publicações, voltar ao passo 6 e ser criativo.
![blogging_1](https://davidesteves.pt/wp-content/uploads/2016/08/blogging_1.jpg)
Um passo atrás, por vezes, são dois à frente.
Talvez não seja o maior exemplo, mas tento cumprir o meu papel enquanto “O Idiota Marketeiro”, nem sempre tem sido fácil conciliar a vida profissional/pessoal com o blog, mas tem sido uma viagem cheia de aprendizagem e divertimento!