“ALERTA, ALERTA…caças inimigos detectados nos radares, preparem-se todos para possíveis bombardeamentos, enquanto isso, mantenham as linhas a Norte, a nossa frente terrestre detectou movimentos nos bosques. Recolham às trincheiras, usaremos o elemento surpresa para os surpreender. Mantenham todos a calma, sei que temos inúmeras baixas, que a todo instante poderá ocorrer um ataque inimigo, poderemos cair, mas não cairemos sem antes darmos a devida luta.”

No meio deste desespero, por vezes, aparece o tal elemento surpresa, um engenho de última hora que “promete” virar tudo a nosso favor, tomam-se decisões arriscadas, planeiam-se estratégias audazes, mas que no fim…até podem não dar em nada. É assim nas Guerras, é assim no Marketing. A linha que vai separa o sucesso, do insucesso, é bastante ténue. É uma linha “bamba” que vai balanceando ao ritmo dos acontecimentos, cabe-nos a nós saber planear correctamente e posteriormente executar com “distinção”.

É nesta perspectiva de criar um “impacto imediato”, que vos vou apresentar um tipo de Marketing (sim, mais um) que joga muito com este mesmo factor. Marketing de Guerrilha de seu nome, um tipo de Marketing que sugere uma estratégia atacante, mas que no fundo, é literalmente uma caixinha de surpresas.

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Assim sendo, o Marketing de Guerrilha é o termo utilizado para caracterizar as acções de Marketing não convencionais e que por norma, “chocam” o público. O porquê do termo “Guerrilha”? Porque vem exactamente do que enumerei no primeiro parágrafo. Temos um exército que se encontra em menor número e com menos recursos vai procurar surpreender o seu inimigo. Fazendo uma analogia para o Mundo do Negócios, é o tipo de Marketing ideal para as Pequenas e Médias Empresas, que com menos recursos e a precisar de uma forma eficaz de colocar os seus produtos/serviços no mercado “usam” este tipo de Marketing como um “contra-ataque” às Grandes Empresas. Estas por sua vez, quando iniciam uma Campanha deste género, é para “rebentar” com tudo, o que geralmente cria um “buzz” em larga escala.

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Mesmo estando agora definido, qual é o verdadeiro objectivo do Marketing de Guerrilha? É simples…ser efectivo, económico e atingir os melhores resultados possíveis. Mas esperem aí, este objectivo não vos parece familiar?  Eu acho que sim, para aqueles que concordam comigo, dêem uma vista à idiotice da semana passada, relembrem algo começado por…Marketing Viral. Outro dos objectivos do Marketing de Guerrilha, é criar uma experiência de Marca memorável, fidelizando os seus públicos-alvo, bem como, atraindo outros também.

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Resumindo, as principais características do Marketing de Guerrilha são as seguintes:

1 – Desobedecer às normas estabelecidas – Quanto mais “não convencional” melhor;

2 – Extrema mobilidade – Resposta rápida ao Mercado, sem grandes produções, podendo-se implementar uma acção em poucos dias ou horas;

3 – Grande capacidade de atacar de surpresa – Acções surpreendentes, com o objectivo de chamar público-alvo e que todos as comentem, ou seja, criar “buzz“;

 4 –  É fundamental saber combinar a originalidade com custos reduzidos – Lá está, planear correctamente e posteriormente executar com “distinção”, mesmo que seja uma acção pontual;

5 –  Há que saber implementar, manter e actualizar – É por isso que nos últimos anos têm vindo a ser criadas muitas Empresas especializadas em Marketing de Guerrilha. Porque ir “directamente” e “bem “ao consumidor, traduz-se em Campanhas mais eficazes.

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Relativamente a vantagens e desvantagens do Marketing de Guerrilha, podemos enumerar as seguintes:

Vantagens do Marketing de Guerrilha:

1 – Baixo Custo;

2 – Permite explorar o pensamento criativo;

3 – Cresce com o “word-of-mouth“;

4 – Misturado com meios de comunicação como a Publicidade, “Receita perfeita encontrada”.

Desvantagens do Marketing de Guerrilha:

1 – “Mensagens misteriosas” podem ser mal interpretadas;

2 – Intervenção das autoridades – Ter sempre em atenção os trâmites legais;

3 – Obstáculos inesperados – Considerar os aspectos culturais, sociais, costumes, etc.;

4 – Revolta do “povo” – Por vezes, e sendo uma acções pouco ortodoxas, podem criar um sentimento de critica e “acharem” que não devem ser feitas.

Por fim, deixo-vos uma pergunta, prontos para a guerra?

P.S – Para mim, a melhor Campanha de Marketing de Guerrilha que vi até hoje (Muito boa, por sinal!):

https://youtu.be/3ZcNXe20dXI

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